sábado, 20 de novembro de 2010

Com peso e medida...

Começámos por medir coisas da sala. Medimos com as mãos, com palhinhas de refresco, com tampas de canetas, com lápis.... e registamos os resultados. Vimos que  aquilo que usávamos para medir não nos dava medidas iguais, por exemplo, a medida de 4 mãos do André (5A) é diferente da medida de 4 mãos da Lara (3A). 
Se quiséssemos comprar tecido para fazer uma bata e disséssemos que queríamos, por exemplo,7 vezes a medida das mãos do André era suficiente, mas  se pedíssemos 7 vezes a medida das mãos da Lara, só dava para fazer uma camisa, porque as mãos dela são mais pequeninas que as do André. 
Cada um escolheu um lápis e depois mediu coisas que estavam em cima da mesa com ele e no fim, ao compararmos os resultados, não dava o mesmo número. O Inácio descobriu porquê: "...Os lápis não são todos do mesmo tamanho, precisamos de ter lápis todos iguais para dar a mesma medida!"
A Quina perguntou: " Se formos à loja comprar certa medida de um material como é que fazemos? Levamos os nossos lápis ou  os senhores têm lá lápis iguais aos nossos?", "Os senhores têm réguas e fitas para medir!", "Sim, mas cada régua mede, por exemplo, um certo número de lápis?...e de que tamanho de lápis?"
Descobrimos então que é necessário existir uma medida igual para toda a gente. Nenhum menino se lembrava do nome e a Quina disse-nos: "É o metro."  Foi  buscar a nossa fita métrica, e pô-la na parede para nos medirmos. Descobrimos assim quem é o menino mais alto e o mais baixo da sala. Até há alguns meninos da mesma altura.
Aprendemos também que se mede em metros o tamanho das coisas e  que se for "do chão para o cima"
essa medida se chama altura ( a girafa é alta e o rato é baixo); se for " uma linha deitada, daqui até ali" se chama comprimento ( a cobra é comprida, a formiga é curta)


Quisemos saber quanto pesamos e quem é que pesa mais dos meninos todos. Sabemos que o objecto que pesa  é a balança. Temos uma na sala, mas não dá para pesar pessoas, é pequena.  Então fomos recolher coisas para pesar e comparar os pesos. A unidade padrão para o peso é o quilo (kg), mas as coisas que pesamos eram leves e pesavam gramas
Também pesamos algumas coisas com o corpo. Púnhamos uma coisa numa mão e outra na outra  e sentíamos qual era a mais pesada.

Fizemos uma experiência gira. Enchemos um balão de ar e sentimos que era leve. Enchemos outro com água e sentimos que era pesado. Descobrimos que a água é mais pesada que o ar!
No outro dia a Quina trouxe a balança dela e pudemos pesar-nos e comparar os pesos.
Vamos ficar com a balança na sala para continuarmos a fazer pesagens e outras experiências.

1 comentário:

  1. Olá boa noite, quantas coisas descobriram!!!aprendesse muito melhor fazendo experiências e experimentando, não acham?
    Continuem.
    Beijos
    Minda

    ResponderEliminar