segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dia dos Bolinhos

Para festejar o "Dia dos Bolinhos"gostávamos de ter feito como os nossos pais faziam dantes: ir de porta em porta com um saquinho pedir os bolinhos, mas o nosso jardim-de-infância fica longe de qualquer povoação (tínhamos de andar 2 km até à terra mais próxima e lá não mora nenhum dos meninos do JI. O menino que mora mais perto mora a 3km daqui, o que mora mais longe, mora a 6km). Então decidimos ir à internet procurar receitas de broas que nos agradassem e fossem diferentes das que as nossas famílias fazem e descobrimos muitas com aspecto delicioso. Escolhemos umas que nos fizeram ficar muito gulosos.( Receita das broas que fizémos )

A Quina leu a receita e estivemos a ver os ingredientes que as broas levam.
Depois escrevemos em  papelinhos o nome dos ingredientes e pusemos dentro da saquinha das surpresas  fizemos um sorteio para ver qual o ingrediente que cada menino ia trazer de casa para colaborar.

No dia seguinte, antes de começarmos lavámos muito bem as mãos, porque quando se mexe em alimentos devem ter-se as mãos muito limpinhas. Depois, pusemos tudo em cima da mesa e começamos por observar as características de cada ingrediente ( cheiro, cor, textura e sabor).
Já estava o material todo preparado (a colher de pau, o alguidar, as facas ...) por isso a Quina foi lendo na receita como se fazia a massa das broas. Primeiro, o açúcar... e nós fomos pondo tudo no alguidar e mexendo bem....

Liliana (AO), amassou tudo com as mãos e moldámos as broas. Parecia que estávamos a
trabalhar com barro!

As broas foram postas nos tabuleiros e foram cozer no forno do refeitório.
Quando estavam prontas e frias, cada menino escolheu as broas para levar para a família e fez um saquinho com um lacinho, Ficou bonito!!


Demos broas aos amigos da EB, à prof. Carla, à Cila (AO da EB) e à Dália (AO do refeitório).

 Ao lanche comemos as broas que sobraram e que estavam uma delícia!

Para a semana vamos fazer o registo das nossas actividades!

Sem comentários:

Enviar um comentário