domingo, 20 de fevereiro de 2011

Nós e a segurança (rodoviária e não só)

No dia 8, a equipa da "Escola Segura" da GNR veio ao jardim-de-infância falar sobre os comportamentos que devemos ter e os que não devemos ter para vivermos em segurança.
Mostraram-nos um filme com meninos e meninas e também com polícias.
Falaram sobre os comportamentos seguros na rua, quando somos peões e quando somos passageiros; em casa, onde não devemos mexer, como devemos fazer...
Gostámos da visita deles e  aprendemos coisas muito importantes.
No fim fomos fazer uma cidade com ruas e carros e pessoas e sinais de trânsito.

Trabalhamos muitos dias nisso, porque houve muitas coisas para fazer e não foi muito fácil. Tivemos de conversar muito para combinar como íamos fazer porque todos queríamos trabalhar e tivemos nos dividir e trabalhar uns de cada vez.

Os meninos mais velhos foram encarregues de resolver as situações mais difíceis. Por exemplo,tínhamos 4 passadeiras e  precisávamos de saber quantos semáforos íamos construir para serem 2 em cada passadeira.
O A., o I.e o A. C. estiveram a pensar juntos, com o apoio da educadora. Desenharam as 4 passadeiras e escreveram o número 2 ao pé de cada uma (1 passadeira corresponde a 2 semáforos), depois adicionaram os 2 todos e, contando pelos dedos chegaram à conclusão que precisávamos de fazer 8 semáforos. Deram a informação ao grupo que ia fazer os semáforos e ele pode começar a trabalhar.



Elaboramos um panfleto para levar aos pais e recordar-lhes algumas coisas que são importantes para nós vivermos com maior segurança. Fomos ao site da Prevenção Rodoviária Portuguesa e recolhemos informações úteis.

Trabalhamos em fichas que nos ajudaram a compreender melhor o que faláramos.



 As nossas sessões de movimento foram sobre este tema, numa delas explorámos um percurso em que uns meninos eram carros e outros peões e tínhamos de nos comportar de acordo com as regras.
à espera que o trânsito passe para poder atravessar



 Ontem organizamos uma gincana no pátio com triciclos e uma bicicleta que os meninos trouxeram de casa.

trânsito parado ao sinal vermelho-peões a atravessar com sinal verde
a brincar no pátio, fora da estrada
 atravessar na passadeira com o sinal verde para os peões

à espera que o sinal mude
Até o cavalinho de pau aprendeu a andar na estrada!
 Foi mega divertido... e agora já não nos esquecemos das regras de segurança!

Avaliação:
- Gostamos de fazer este trabalho.
- Algumas coisas foram difíceis e outras divertidas.
- Aprendemos coisas sobre segurança.
- Aprendemos coisas que não eram de segurança, eram de saber fazer : saber colar, inventar carros com materiais de reciclagem, resolver problemas, trabalhar uns com os outros ajudar os amigos que tinham dificuldade em fazer uma coisa...

2 comentários: