quarta-feira, 25 de maio de 2011

Jogos e brinquedos tradicionais

carro de cana e cortiça
Ao longo deste ano lectivo temos trabalhado diversas vezes os "Jogos Tradicionais".
No início, a nossa educadora pintou no chão do pátio alguns jogos para aprendermos e jogarmos. Para o dia do  convívio com as famílias construímos mais alguns e foi muito divertido ver os nossos pais e avós a fazer corridas de sacas, a jogar bowling, etc.. Depois escrevemos uma carta aos nossos avós a pedir que nos ensinassem jogos da sua infância. As respostas têm sido maravilhosas. Enviam-nos desenhos, esquemas, descrições de jogos e até, imaginem só!, alguns construíram brinquedos como os que faziam quando eram crianças e mandaram para o JI.
instrumento musical
carro com pedaços de madeira
grade de discos


Temos andado a explorar o material. Para a semana vamos nós começar a construir brinquedos e jogos!
Descobrimos que estes jogos não existem só em Portugal.
 Como?
Os pais do A.K. são ucranianos e a mãe dele telefonou aos pais dela (avós do A.K.) e perguntou-lhes quais eram as brincadeiras com que ocuparam as suas infâncias e ... eram exactamente as mesmas a que os avós dos meninos portugueses brincavam!

   Ontem, com apoio do data-show, vimos uma pintura de um pintor flamengo do século XVI chamado Pieter Brueghel. A pintura chama-se "Jogos de Crianças" e retrata jogos dessa época. Pudemos assim perceber que os jogos tradicionais de agora já existiam pelo menos há 400 anos.

Hoje cada menino escolheu um jogo para representar através da pintura e alguns já começaram a pintar.
Jogo do Aro
Este projecto só vai terminar na terceira semana de Junho com uma surpresa para os nossos queridos avós!!
Depois voltamos a falar nisso. Agora é proibido!

1 comentário:

  1. Muitos parabéns pelo vosso projecto "Jogos e Brinquedos Tradicionais". Numa altura em que tudo tem que ser comprado e quanto mais melhor, esta iniciativa mostra se pode brincar e construir brinquedos sem gastar dinheiro.

    Juntar avós e netos em que o saber dos mais velhos é valorizado é muito importante, pois como sabemos os velhos são cada vez mais relegados para segundo plano e neste caso são eles os protagonistas.

    Gostei muito que a Educadora mostrasse a pintura do Brueghel "Jogos de Criança" dando ainda mais profundidade ao projecto, ensinando aos miúdos como nos podemos socorrer das fontes que existem para aumentarmos o nosso conhecimento e desta forma descobrir que muitas das nossas brincadeiras e jogos já existiam há centenas de anos e em zonas geograficamente muito diferentes da nossa.

    Mais uma prova que as nossas escolas trabalham com muita qualidade. Viva a Escola.

    Carlos

    ResponderEliminar