sexta-feira, 3 de junho de 2011

Dia da Espiga

Esta semana tem sido muito animada, com actividades fora do JI ou com visitas de famílias e amigos.

Hoje fomos apanhar a espiga. passámos pela EB e convidamos os amigos para irem connosco.
( Gostamos muito de estar com eles. Quatro meninos da nossa sala têm lá irmãos mais velhos. Eles também são nossos amigos e ajudam-nos quando estamos juntos. Em Setembro vamos 5 meninos para a escola).
Aprendemos que este dia é comemorado há muitos anos (mais de 2000!) e que em algumas terras é feriado municipal (o feriado municipal de Santarém foi no Dia do Pai!).

 Houve um problema, que foi este: o dia de apanhar a  espiga este ano é mais tarde do que nos outros e por isso quase não encontramos papoilas nem malquereres. Já passou da época em que eles se vêm no meio das searas e na beira dos caminhos com as suas cores tão lindas. (Mas a nossa educadora na hora do almoço foi procurar e encontrou mais algumas flores  e todos puderam pôr papoilas e malquereres nos seus ramos).


À tarde separamos por espécies as plantas (classificamos em famílias e separamos em conjuntos), e cada menino seleccionou as plantas para o seu ramo.

Observamos muito bem as plantas e desenhámos uma planta de cada uma das espécies. Depois, os meninos mais velhos, fizeram a correspondência entre os nomes das plantas e os seus desenhos, escrevendo os números ao pé dos nomes e dos desenhos.
Aprendemos também o significado que se dá a cada um dos elementos do ramo.



Sem comentários:

Enviar um comentário