quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ainda em outubro....

Placar dos aniversários
O Diogo fez anos e foi necessário criar o placar dos aniversários para registar o acontecimento. 
Partindo das fotografias dos meninos, cada um desenhou o seu corpo a lápis de carvão. Quem já fez anos e não volta a fazer neste ano lectivo, no fim pode pintar ou colar a roupa sobre a sua imagem, os outros meninos vão fazê-lo quando fizerem anos.


Colocámos os nomes dos meses e agrupamos os meninos que fazem anos por cima do seu mês. Cada menino tem na mão um balão com o dia do seu aniversário e os anos que faz. 
Como temos 4 janelas na área do grande grupo, dividimos os meses do ano pela janelas e vimos que dava para colocar 3 meses em cada janela.
Assim sabemos sempre quem já fez anos, quem faz em cada mês...






Caretas inspiradas em Miró
 Noutro dia, uns meninos andavam a fazer caretas uns aos outros e a Quina disse : "As vossas caretas parecem as que o Miró pintou".
Ninguém sabia quem era o Miró e fomos procurar na net. Era um pintor espanhol que morreu há alguns anos e que pintava quadros muito giros. Nós gostámos!
Escolhemos uma careta e estivemos a analisá-la.


- É uma cara de palhaço! - estivemos todos de acordo.
- Mas parece que ele fez primeiro com o pincel preto e depois pintou os buraquinhos! - observou o Tomás.
  Vimos que, quando um artista trabalha, nem sempre quer fazer as coisas "como deve ser", quer dizer: pode fazer uma cara sem ser igual  a uma cara que exista. Pode por um olho na testa e outras coisas diferentes.


Depois, os meninos de 5 anos foram desenhar uma careta cada um e escolheram colar pedaços de papel de seda para a colorir.



Os meninos de 3 e 4 anos pintaram uma careta com tintas.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário