segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Feira de S. Martinho

Durante a semana recolhemos informação e trabalhámos sobre :

-  Castanhas, o dia de S. Martinho e preparámos a nossa Feira de S. Martinho.

O nosso dia de S. Martinho, foi muito ocupado. De manhã recebemos os meninos do JI do Verdelho e os da EB de Achete. Fizemos o magusto juntos. Os adultos acenderam a fogueira com caruma e pinhas.

Fizeram uma cama com caruma para deitarem as castanhas retalhadas e com sal, depois taparam com mais caruma e acenderam o lume. Passado um bocadinho já havia castanha assadas para todos! Estavam muito saborosas!
Aproveitamos o "verão de S. Martinho" e o sol fraquinho a espreitar por entre as nuvens escuras para brincar nos baloiços e na areia. Depois vimos e ouvimos a lenda de S. Martinho passada no datashow e lida pela professora da escola.
Estava combinado fazermos um almoço picnic no exterior mas começou a chover e tivemos de almoçar no JI, em mantas postas no chão para imitar o que faríamos no pátio..
Depois do almoço, colorimos uma imagem que acompanhava a lenda deste dia para levarmos aos pais e dar a conhecer a lenda a quem a não conhecesse.
  Chegaram então os amigos da EB de Advagar e fomos ver o filme "Carros2", para grande alegria de vários meninos da sala que adoram o Faísca McQueen. Entretanto começaram a chegar familiares para a feira e os meninos iam ter com eles, enquanto os adultos ocupavam os seus lugares na feira.
Havia bancas com muitas coisas para vender, doadas pelas famílias e amigos ou feitas pelos meninos. 
 









 








Também havia saquinhos com rifas, numa pequena quermesse.


















No pátio um assador grande assava castanhas e os pais tomavam conta delas. As castanhas foram contribuição da Junta de Freguesia que as ofereceu a quem quis participar.


Estiveram presentes muitas pessoas e a sua contribuição foi preciosa. Deu muito trabalho, mas foi muito bom ter tantos amigos e familiares em nossa volta, num clima de alegria e amizade. A feira só terminou já era de noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário