quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Gigantes e anões



Nos últimos dias temos andado a trabalhar à volta de medidas. Começamos por medir os meninos e comparar com  a medida que tinham em Julho. Relembramos que a  altura (e o comprimento) de medem em metros e a Matilde acrescentou que o peso é em quilos. Registámos as medidas e actualizamos o gráfico do ano passado com as medidas actuais e acrescentando as dos meninos novos. Verificamos que  o menino mais alto é o Tomás e o mais baixo o Afonso.



 Conversamos sobre tamanhos e as palavras que usamos para falar deles. Descobrimos palavras com o sentido contrário (grande - pequeno; maior - menor; gigante - anão...)

A propósito das palavras gigante e anão, a Quina perguntou se algum menino já tinha visto algum. Todos os meninos já tinham visto em filmes ou em desenhos animados. Então a Quina disse que tem um amigo que é gigante. Nós não acreditávamos porque só conhecíamos gigantes do mundo do faz de conta. Foi uma surpresa  ir à internet e descobrir que existem mesmo pessoas assim! São pessoas que têm uma doença que faz crescer mais do que é normal (gigantismo) ou que não as deixa crescer como as outras pessoas (nanismo)
Mas também há outro tipo de anões que não tem esta doença, mas são filhos de outros anões. É  mesmo assim.

Hoje na sala estivemos a brincar aos gigantes e anões. Com o datashow e a sala às escuras pusemo-nos em frente da luz e a nossa sombra era projectada na tela branca. Os meninos que estavam mais próximos da luz a sombra era muito grande e pareciam gigantes; os que se aproximavam mais da tela , a sombra era mais pequena e eles pareciam anões. Conseguimos transformar o Tomás em anão e o Afonso em gigante!









Depois brincamos com as sombras e foi , como diz o Tomás, "bué divertido", Tiramos fotos de perfil e agora vamos mostrar à Cristina e à Liliana para ver se elas conseguem descobrir "quem é quem?". Não é muito fácil, alguns meninos estão muito parecidos com outros. E vocês, conseguem descobrir quem somos?

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This slideshow design made with Smilebox
Escrevemos frases sobre "Se eu fosse gigante" e "Se eu fosse anão" e desenhamos gigantes e anões.

2 comentários:

  1. Olá a todos
    Gostei muito de ver o vosso trabalho, estão de parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Ah, já agora experimentem pedir às mães/pais para descobrirem o perfil do respectivo filho/a :-)

    ResponderEliminar