quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Revolução na biblioteca

Já que vamos falar de livros podíamos começar assim:
Há 2 anos existia neste JI uma biblioteca muito organizada, com os livros todos registados e com fichas para os meninos preencherem de cada vez que consultavam algum livro.Um dia, chegou ao JI um menino pequenino que destruiu as fichas dos livros e as de registo de leituras e que até comeu as pontas de alguns livros. Foi  um desespero!! Mas esse menino cresceu e agora sabe tratar muito bem dos livros e até ensina os meninos mais novos a lidar com eles com cuidado.

Desta forma, pudemos voltar a organizar a biblioteca como dantes.... ou melhor!

Começámos por mudar o espaço da biblioteca para um sítio com mais luz solar e por incluir nela o espaço da escrita.
Fomos buscar mais livros que estavam guardados em caixotes e iniciámos a reflexão sobre como queríamos que a biblioteca funcionasse.

Classificamos os livros em: livros de histórias, livros de imagem, livros de banda desenhada, livros  informativoslivros de poesia, rimas e adivinhas (onde também vamos pôr os de lengalengas), dicionários e temos ainda um espaço para revistas e jornais.  Em seguida, separámos os livros de acordo com a  classificação que tínhamos feito e ficámos com grupos de livros ("ou conjuntos" como disse o Diogo) que era necessário marcar.

Cada menino de 5 anos desenhou um símbolo para um conjunto (ex. o menino que ficou com a banda desenhada - dividiu o seu espaço em quadradinhos e em cada um desenhou uma cena; o que ficou com os livros informativos -desenhou um livro e escreveu letras e assim para cada grupo de livros). Fotocopiamos os símbolos desenhados e colámos na parte de trás de cada livro. Também marcamos as prateleiras em que devem ser arrumados com este símbolo.


Na parte de trás de cada livro há um  saquinho colado onde está uma etiqueta com o grupo a que pertence o livro de um lado e, do outro o nome do livro. Assim, quando o menino quer levar o livro para casa, retira esta etiqueta e coloca-a numa bolsa com o seu nome. Quando traz o livro, volta a colocar a etiqueta na contracapa do livro. Desta forma sabe-se sempre quem tem livro em casa e qual é.

Quando um menino quer ver um livro na sala, preenche uma ficha ou,se não souber ainda copiar os dados para o fazer, pede ajuda a alguém mais velho. No final de cada mês podemos saber quais os livros mais vistos ou quais e quantos livros viu cada menino.







Uma coisa muito interessante foi que construímos um hospital para os livros. Quando algum livro se estraga, vai para o hospital, onde a doutora Cristina ou a enfermeira Liliana os tratam antes de voltarem para a sua casa (estante) e poderem ser de novo vistos.






Também já iniciamos a "Leitura em vai e vem", integrada no Plano Nacional de Leitura.


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