sexta-feira, 2 de março de 2012

Sons e Música

Como tínhamos informado continuamos a trabalhar sobre os sons e a música.
Além de um som poder ser grave ou agudo quanto ao tom, descobrimos também que pode variar em duração. Pode ser longo ou curto.
Registo de sons ouvidos







Pauta de música com notas e clave de Sol







As pessoas que inventam música são os compositores e escrevem a música em pautas.
A música não se escreve com letras, mas com sinais próprios, que são as figuras musicais e dizem qual é o tempo que cada nota tem.

As notas são sete e nós já as conhecemos de algumas canções ( dó-ré-mi, a mimi", "eu perdi o dó"), mas aprendemos uma nova que começa assim: "É com 7 notas só, que aprendemos as cantigas, para o pai, para a avó, para os amigos e amigas ... "

Também descobrimos que a música não se faz só com sons, também há silêncio, que se chama pausa.
 Foi divertido fazer um jogo com sons e silêncio. Os meninos tinham de estar muito atentos e, muitas vezes, enganavam-se!

Já conhecíamos o Beethoven, que era compositor e agora ficamos a conhecer o Vivaldi.. Ouvimos a música "As Quatro Estações" . Todos gostámos. Estivemos a conversar e vimos que todos os meninos gostam muito de ouvir o violino a tocar.


Também conhecemos o Mozart, que com 4 anos já era compositor.

Também fizemos experiências usando copos e água para fazer música.
Foi quase magia!

A Marta disse que era necessário pôr uma flor num copo para a experiência resultar, mas nós achamos que, como ela está sempre a inventar coisas engraçadas, disse isso por ser muito  "inventora"! (mas pusemos a flor!)




1 comentário:

  1. Parabéns gostei muito da forma como abordaram o tema, as experiências com os copos e o facto de escutarem a música de grandes compositores.
    Beijinhos
    Carlos

    ResponderEliminar