domingo, 27 de maio de 2012

Metades e Simetrias

Esta semana fizemos um trabalho de pintura engraçado.
Dobramos uma folha de papel ao meio (ficamos com duas partes iguais), pintamos de um dos lados com tinta espessa e com o pincel por escorrer e depois dobramos a folha pelo vinco que tínhamos feito e... tchamtcham... do outro lado da folha apareceu outro desenho igual! Bem, igualzinho não era bem, era semelhante. Alguns tinham menos tinta, a mancha das cores não era tão grande ou não se via tão bem...
Quase todos os trabalhos pareciam uma borboleta.





 












Depois estivemos a observar o nosso corpo e descobrimos que se o dividirmos ao meio de alto a baixo, ficamos com muitas coisas que existem de um lado e do outro. Do lado esquerdo ficamos com: um olho, uma orelha, um braço, uma perna.... e do lado direito também. No fim, a Quina propôs aos meninos mais velhos um exercício difícil.Tinham de dobrar uma folha ao meio e, com ela dobrada, desenharem um lado do corpo, só no fim é que podiam desdobra-la e desenhar o outro lado. Alguns meninos usaram o espelho para se observarem, outros pediram para a Quina colocar uma mão em algumas partes do corpo dela para observarem o que ficava de cada lado. Mesmo assim, alguns descobriram que tinham desenhado a boca toda de um lado, ou os 2 olhos do mesmo lado...  foi giro, mas tínhamos de pensar muito bem como é que era.








 
Os meninos mais novos, fizeram outra coisa mais fácil: em cima da mesa havia figuras geométricas cortadas ao meio. Eles tinham de descobrir as metades certas e colá-las juntas.






Sem comentários:

Enviar um comentário