segunda-feira, 21 de maio de 2012

Tradição - Dia da Espiga

Na quinta feira, antes de irmos ter com os amigos da EB para todos juntos irmos apanhar a espiga, como já é hábito, a educadora leu-nos umas quadras sobre o dia da espiga que encontrou na internet. 
Relembrámos o significado de cada planta que compõe o ramo: (a papoila - para que se tenha amor, vida e alegria ; o malmequer amarelo e o branco- para que se tenha o dinheiro necessário; a espiga de trigo - para que haja fartura de pão e alimento; o ramo de oliveira- para que haja azeite e paz) e partimos.
 
Achete está  situado numa zona agrícola e há muitos campos com cereais em nosso redor. Há, não apenas trigo mas também, aveia e cevada. Os campos estão lindos e cheios de cores. No meio das searas crescem malquereres, papoilas e outras de que não sabemos os nomes.

Lanchámos ao ar livre e fomos apanhar a espiga. 

A educadora avisou todos os meninos que deviam ter cuidado para não estragar o trigo pois ele tem dono, foi semeado para ser vendido e devemos ter atenção para não estragar o que não nos pertence. Explicou também como devem ser cortadas as espigas e as flores (deixando um pé suficiente para se fazer o ramo). Em seguida distribuiu as tesouras e... lá fomos nós...
 

Já na sala, fizeram-se conjuntos com os diferentes elementos para  os ramos:





Cada menino fez o seu ramo (com 3 elementos de cada grupo) e levou-o para casa, à tarde.

Também desenhámos, em redor das quadras, os elementos do ramo a partir da observação direta.




Sem comentários:

Enviar um comentário