domingo, 28 de outubro de 2012

Medidas e números

Depois das atividades com as balanças, as meninas de 5 anos, recordaram que ainda não nos tínhamos medido este ano. Quando fomos para o fazer descobrimos que e nossa fita métrica estava em mau estado. Foi necessário construir outra e as meninas mais velhas puseram mãos à obra com ajuda da educadora.
Escolhido o material em que se iria fazer, distribuiram-se as tarefas:
A educadora fez as medições iniciais, a Débora fez o risco com a régua unindo as marcações na cartolina que iria servir de base, a Marta cortou a tira necessária para aplicar os números, a Filipa colou, ajudada pelas amigas.



Era  necessário decidir como se iria fazer para colocar os números na régua e as meninas foram  buscar a caixa dos números recortados e começaram a  selecioná-los.

 Surgiu outro problema: Não sabiam compor os números até 140 (altura total da fita).  A educadora sugeriu que fizessem uma linha  com os números de 0 a 9 e que por baixo do 0 pusessem o 10 (seria a fila do 10, portanto todos os números iam iniciar por 1) acrescentando-se o número que estava por cima na primeira fila, chegados ao final da fila começava-se outra começada por 2 (fila do 20)...
A Débora ficou um bocadinho calada e depois exclamou: "E a outra fila começa por 3, a outra por 4.... já percebi!" E o trabalho continuou...



A fita métrica levou muito tempo a fazer e só no outro dia à tarde foi possível medir os meninos. (a partir de certa altura, marcaram-se todos os "risquinhos" mas só de 10 em 10 se colaram os números).




Mais uma vez a Débora se destacou porque é também a mais alta do grupo (além da mais pesada).A mais pequenina é a Maria João.

Fizemos uma "escadinha", ou seja, os meninos fizeram uma fila começando no mais alto e terminando no mais baixo.
"Lá em casa eu e os meus irmãos também somos "uma escadinha". O Tiago é o mais alto, a Bianca é média e eu sou a mais baixa" - observou a Débora.
Analisado o registo das medições, puderam perceber quanto tinham crescido desde a entrada no JI. Todos cresceram imenso!
Depois cada um fez o registo individual da sua altura.











Para que as meninas mais velhas percebessem melhor como se compõem os números, a educadora apresentou-lhes uma tabela, que elas quiseram logo preencher.

Claro que não era obrigatório fazê-lo e duas das meninas preencheram apenas até ao final da fila do 30 (39), mas a Débora surpreendeu ao preencher a tabela até ao 99 (e num relâmpago!!)








Sem comentários:

Enviar um comentário