terça-feira, 20 de novembro de 2012

Quantos meninos por área?

Agora que os meninos mais novos já sabem como funcionam as coisas na sala e já conseguem obedecer a regras (até parece que estão mais crescidos!) estivemos a reflectir sobre a quantidade de meninos que podem estar em cada área ao mesmo tempo.
Pois é, nós já tínhamos um número combinado, mas agora conversamos sobre se era o número "mesmo bom". Por exemplo, na área da garagem podiam estar 3 meninos ao mesmo tempo - agora combinamos que é melhor estarem só 2,  porque o espaço não é muito grande e os meninos incomodavam-se uns aos outros e não conseguiam brincar bem. Além disso, este ano há meninos muito pequenos que ainda precisam de um espaço grande só para eles quando estão numa atividade.

Decidimos aproveitar o desenho que ganhou o concurso no ano passado para marcar o número de meninos em cada área e vamos continuar a utilizá-lo.

As meninas de 4 e 5 anos ficaram com a responsabilidade de fazer as novas marcas para este ano. Foi preciso recortar os retângulos pretos para colar o resto do material. Recortaram também as flores (o desenho do ano passado) e depois ficaram só as meninas mais velhas, para terminar o trabalho.






 Sabendo quantos meninos podem estar em cada área, colaram o número correto de flores e depois escreveram o número sobre um retângulo verde. Ficou bonito. Alguns meninos achavam que o preto não era uma cor bonita, mas ficou giro com as outras cores.











Depois fizeram "jogos de contas".
"Podem estar quantos meninos a mais no desenho do que nos fantoches?"
"Qual é a área em que podem estar menos meninos?"  "E mais?" "Há algumas áreas em que possam estar o mesmo número de meninos?"





Só faltava colar o cartão correto em cada área... mas a Cristina fez isso hoje.


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