sábado, 9 de novembro de 2013

Quadros e mapas (I)

 Pouco a pouco vão surgindo na sala quadros e mapas para preencher - cada um tem a sua função e pretende-se que sejam instrumentos que levem cada criança a apropriar-se de regras e rotinas, a organizar o seu pensamento, a fazer descobertas e a evoluir nas diferentes áreas do desenvolvimento.
                                 mapa das presenças
                                                                         Como funciona?

- Cada criança regista diariamente a sua presença utilizando um símbolo pré-estabelecido com o grupo
- No final de cada mês conta  e regista as faltas e presenças e recorda porque faltou.

Algumas noções que adquire:
- a sucessão do tempo - dias, semanas, meses...
- a sequência e o nome dos dias da semana/dos meses
Treina o trabalho com mapas de 2 entradas

quadro do tempo

Como funciona?
- todos os dias uma criança atualiza os dados

Algumas noções que adquire:
 - a sucessão do tempo cronológico - dias, semanas, meses, estações do ano...
- o nome dos dias, dos meses, das estações do ano
-  noções de meteorologia
- características das estações do ano
mapa do tempo meteorológico 
(como o quadro anterior apenas permite registar o tempo que faz em cada dia não permite uma análise do tempo ao longo de uma semana, surgiu  a necessidade de complementar com este mapa)


Como funciona?
- todos os dias uma criança regista o tempo que faz
- no final da semana faz-se a análise do mapa contando quantos dias choveu, esteve sol, etc. e regista-se em números

Algumas noções que adquire:
- a variabilidade do tempo diário
- o nome dos dias da semana
-  noções de meteorologia

Treina:
- a capacidade de observação, de representação gráfica, de análise de um mapa
- a capacidade de contar e de associar número e quantidade
- a identificação e a escrita dos números
- o trabalho com mapas de dupla entrada


3 comentários:

  1. Muito interessante esta forma de dar a conhecer aos pais as actividades e a sua implicação no desenvolvimento da criança.

    ResponderEliminar
  2. Estou a gostar de ver a forma como ensinam os nossos filhos(as) a desenvolver o pensamento, a obriga-los a puxar pela cabeça, criar habitos, compreender a razão das coisas de forma a eles não pensarem que tudo lhes cai do ceu, compreender o porquê das coisas.
    Principalmente o quadro do tempo está muito original, adorei. Estou a gostar muito da evolução da minha pequena/grande Sofia. Obrigado a todos os que directamente ou indirectamente têm ajudado a Sofia a desenvolver as suas capacidades. Humberto Assentiz

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelos vossos comentários que me incentivam a continuar este trabalho no blog.
    Tenho a sorte de fazer um trabalho que me desafia e põe constantemente à prova, o que me dá bastante goso. Sou feliz por trabalhar com crianças, de quem recebo constantemente carinho.
    Acredito que o meu trabalho é importante e que posso contribuir para que as crianças com quem trabalho tenham uma infância mais rica e que sejam bons cidadãos no futuro - com capacidade de intervir positivamente, de não "engolir" tudo o que lhe põem na frente, capazes de analisar com sentido crítico e de construir relações mais verdadeiras e solidárias.
    Tenho a felicidade de ter uma família que me compreende e apoia mesmo quando estou menos com eles para me dedicar ao meu trabalho e às crianças.
    Obrigada a todos e especialmente ao meu marido e aos meus filhos, com quem posso partilhar a minha profissão e de quem recebo tanto amor.

    ResponderEliminar