domingo, 4 de maio de 2014

Dia da Mãe ...

Iniciamos na semana passada o trabalho para o Dia da Mãe.

Depois de conversar sobre o que o que a mãe significa para cada um e sobre o papel dela na família, discutimos ideias acerca da forma como iremos celebrar  esse dia.
Ficou decidido que :

-  se organizaria um tempo de partilha e convívio com as mães; 

-  todas as crianças fariam uma prenda para a mãe (de todas as a sugestões do grupo e da educadora foram escolhidas duas prendas que serão feitas de acordo com o tempo que tivermos pois não se conseguiu chegar a acordo quanto a uma única prenda) que será oferecida no momento de convívio:

Começámos por definir como seria o convite a enviar às mães e o grupo iniciou o trabalho:





Convites prontos para entregar às mães





Acabaram por só fazer uma das prendas pois o processo foi demorado, com diversas passagens e necessitou de apoio individualizado.

A prenda feita foi um azulejo pintado.
 Fizemos buscas sobre as matérias com que se faz um azulejo, acompanhámos um vídeo desde a recolha do barro adequado até ao estar azulejo pronto para ser utilizado. Decidimos usar azulejo vidrado e tintas de cerâmica para irem a forno de cozinha, por ser o processo que a educadora considerou mais adequado ao grupo de crianças, neste momento. E o resultado foi bastante compensador para todos. As crianças trabalharam com empenho desde a fase de fazer o desenho a carvão em papel, aprenderam a "fazer papel químico" (*) para passar o desenho para o azulejo e finalmente pintaram-no e foi ao forno a fixar as cores.

 (*) com lápis de carvão ou de mina macia riscar por detrás da folha onde se desenhou,  em seguida colocá-la sobre o azulejo e passar o desenho por cima. O desenho fica decalcado no azulejo que em seguida se pode pintar. 

















Faltava apenas decorar o papel de embrulho  - a técnica utilizada desta vez  foi a de carimbagem. Enrolando e colando lã em rolos e mergulhando-a nas tintas cada criança personalizou o papel para embrulhar a prenda para as respetivas mães.





Para a fotografia das mães, utilizaram desta vez carvão, tanto em pau como em lápis, ficando muito surpreendidos por esta utilidade dada ao carvão que estão habituados a ver apenas como combustível.



Na 6ª feira de manhã fizeram-se as bolachas para oferecer às mães à tarde e ensaiou-se pela ultima vez a canção que iriam apresentar no convívio.

Em que consistiu a  recepção às mães ?

- Apresentação de canção mimada
- Visualização de powerpoint em data show (fotografias das mães em carvão com um comentário de cada criança sobre a sua mãe)
- Entrega das prendas às mães
- Oferta de café acompanhado pelas bolachinhas feitas pelos filhos
- Convívio entre todos

Cada criança tirou uma fotografia com a mãe, que foi enviada para o respetivo email no dia da mãe com votos de um dia feliz.

1 comentário:

  1. Adorei a Surpresa!
    Adoro ser mãe, é a melhor coisa do MUNDO!
    Adoro-te FILHA, és tudo para mim, o meu tesouro, a minha força para viver. Beijinhos para Sofia da mãe.

    ResponderEliminar