terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Permeavel ou impermeavel?

Estando às voltas com a estação do ano que há pouco começou e a propósito das roupas que nos obriga a usar, surgiu uma palavra que ninguém conseguiu definir: IMPERMEAVEL.
Como gostamos muito de aprender coisas novas, lançamo-nos na investigação e, desta vez, tivemos uma ajuda especial: o André, que é filho da Quina e que desde que era da nossa idade também gosta muito de investigar, tanto que já é adulto e continua a investigar ...
Ora, o André preparou umas experiências para nos ajudar a compreender o que quer dizer esta palavra e também a palavra PERMEAVEL, que significa o contrário da primeira.

No dia anterior já tínhamos conversado que permeavel é uma coisa que deixa passar a água e impermeavel uma coisa que a não deixa passar.

O André perguntou se alguém sabia porque é que uns materiais são permeaveis e outros impermeaveis. Como ninguém sabia, ele fez outra pergunta: "E o que é que acham que tem de acontecer para um material deixar passar a água?   Depois de pensarmos um bocadinho, a Inês F. pôs o dedo no ar  e disse "Eu acho que tem de ter buraquinhos".

Então  experimentamos deitar água num plástico e deitar água num tecido. O plástico não deixou passar a água (é impermeavel) mas o tecido deixou (é permeavel).

Todos os meninos observaram então os 2 materiais e a Inês F. disse que "as lãs do tecido, quando são cozidas umas nas outras para fazer o tecido, deixam uns buraquinhos muito pequeninos e a água passa por aí!"

O André sugeriu  que víssemos os 2 materiais no microscópio, para ver se todos conseguiam ver a diferença entre os materiais e confirmar se a Inês tinha ou não razão.

(Adorámos olhar pelo microscópio!)

Maravilha! Descobrimos então os tais buraquinhos que a Inês dizia!
"Parecem os quadrados do jogo do galo!", disse alguém.




Depois o André propôs que pusessemos areia num funil com filtro e, em seguida, deitássemos água - a água passou para o alguidar que estava debaixo do funil;

Depois fizémos a mesma experiência com barro - a àgua não passou pelo barro e continuou no funil

Conclusão: A areia é permeavel e o barro é impermeavel. A água passa pelos espaços entre os grãos de areia, mas não passa pelo barro.

Adorámos fazer estas experiências.

Obrigado, André! Quando voltares para o Brasil para o teu trabalho, continua a fazer experiências para depois vires cá fazer com a gente!

No final fizemos um jogo com a educadora e uns meninos eram o tecido ou o plástico e outros eram gotinhas de água que queriam passar para o outro lado....






































































experimentamos pôr água num plástico e num tecido para ver o que acontecia

Sem comentários:

Enviar um comentário