sábado, 31 de janeiro de 2015

Sobre o inverno

Começamos por verificar que o tempo está cada vez mais frio e que a chuva nos visita com maior frequência. Daí passamos para o facto de ser inverno e fomos explorar as características da estação. Entre outras coisas falamos das alterações na roupa que usamos e fomos verificar se, na área da casa os bonecos estavam vestidos de acordo com a época. Coitados! Havia "meninos" de calções e de manga curta! O saco das roupas quentes saiu da despensa e lá meteram mãos à obra, despe e veste e depois de algum tempo todos os bonecos vestiam confortáveis e quentes roupas dos  pés à cabeça. Entretanto íamos conversando sobre cada peça de roupa, sua importância, momento e local adequado para usar (ex: gabardina- é impermeável, protege da chuva, usa-se na rua).

Daí foi fácil passar para a concretização gráfica - recortar de revistas um conjunto de peças de vestuário de acordo com o inverno.

Decoramos a entrada do JI com um cartaz coletivo de uma paisagem de inverno.

Os meninos de 3 anos, que têm estado a trabalhar as figuras geométricas  com  círculos fizeram estes lindos mini cartazes.



 Embora não costume nevar nesta zona do país, todos falam da neve e dos bonecos de neve, que para alguns fazem apenas parte do seu universo imaginário, mas que está carregado de magia para todos.

1 comentário: